Nesta Edição

Ano. 14 - Outubro / 2007 - Nº 155

 
Rio Maracatu
Uma banda que nasceu da brincadeira de amigos logo se transformou em bloco e oficina de percussão. Conheça a sonoridade própria da banda Rio Maracatu, que apesar de ter surgido para tocar o ritmo de Pernambuco, abriga todos os sons.
 
Família Assad
Do DVD para os palcos. A família Assad, reconhecida internacionalmente, trouxe para o Brasil o show realizado na Bélgica e gravado em DVD. Confira como foi a sonorização e microfonação dos instrumentos desses oitos músicos.
 
Búzios Jazz
Na sua décima edição, mais uma vez o festival do balneário trouxe muita música e diversão, além de novidades na programação.
Instrumentos vintage
Constantemente utilizado por músicos que buscam sonoridades marcantes de determinadas épocas em cada estilo musical, o vintage parece ter um lugar especial na preferência dos músicos, entre eles o guitarrista Wander Taffo.
 


 

Veja mais...



Aquelas cordas a mais
Violões de sete cordas, bandolins de dez, baixos de 12... O número de cordas pode ajudar o músico a sedimentar um estilo próprio e a transformar o instrumento antigo em algo novo.
 

Ainda vale a pena investir em equipamento analógico?

Com o progresso da plataforma digital, cada vez mais os equipamentos analógicos parecem que estão condenados a virar peças de museu. Veja por que esses equipamentos ainda resistem mesmo com o avanço da tecnologia digital.

 

Manaus Jazz
Teve músico da Downbeat, além do consagrado Arismar do Espírito Santo Sexteto, além de oficinas musicais com os próprios artistas. As apresentações nacionais e internacionais colocaram de vez o festival como um dos mais importantes do país.
 

AES Argentina

A Conferência Latino-americana que aconteceu em Buenos Aires teve como principal tema a gravação de áudio em multicanal. A revista Backstage foi à capital argentina conferir tudo de perto para você.
 
 

Iluminação


 

Mesas digitais de iluminação
Nesta primeira coluna, Rogério Wiltgen apresenta as mesas digitais de iluminação. A partir desta edição, a cada mês Wiltgen traz uma novidade relacionada ao tema. Para quem quer saber um pouco mais sobre o mundo da iluminação, é bom não perder uma edição.
 

ABrIC completa dois anos
Conquistar maior adesão de técnicos de iluminação, realizar mais eventos e interagir mais com as áreas de cenografia, figurino, direção entre outras. Esses são os próximos planos da ABrIC- Associação Brasileira de Iluminação Cênica, que completa dois anos.

Colunas

  Seções

  Equipamentos

Jorge Pescara
O luthier dos efeitos
Este mês, o colunista conversa e traz para o leitor um visionário muito diferenciado no quesito construção de pedais analógicos de efeitos. Conheça mais um pouco do mundo de T.Miranda.

 

Na Vitrine
Studio R XD
Um amplificador de alta polarização e ainda com qualidade sonora muito acima do usual para equipamentos semelhantes de 3.600 watts RMS.

  Nova linha de caixas Selenium
A empresa pensou mais uma vez em qualidade, versatilidade e design moderno e aplicou na nova linha de caixas monitoras SPM 1202A, a solução ideal para sonorizar pequenos e médios eventos.

Ricardo Mendes
Tratamento acústico em casa
Com a explosão dos home studios, muitos não se dão conta de um detalhe que pode fazer toda a diferença em uma produção: o tratamento acústico. Esta edição ensina o passo a passo para se conseguir uma boa acústica em casa.
 
Rápidas e Rasteiras
Notícias sem rodeios e na medida exata do seu tempo.
  Sistema in-ear AKG
Um sistema in-ear que combina todas as funções necessárias em um único dispositivo. A novidade que a Royal traz para o Brasil permite que o sinal de entrada seja processado individualmente para atender o artista e o sistema de sonorização.
         
Ticiano Paludo
A profissão de sound designer
Alguns já ouviram falar, outros não fazem a menos idéia do que seja. O certo é que a profissão de sound designer é cada vez mais solicitada no mercado. Veja o que faz e como atua este mais novo profissional da cadeia da produção musical.
 
Vitrine
Saiba as novidades em áudio, instrumentos musicais e produtos de iluminação.
   
         
Luciano Freitas
Imagem não é tudo
Nem sempre um estúdio com um console de mixagem enorme produz a mesma e excelente sonoridade de outro mais modesto. Comprar equipamentos certos é o que realmente diferencia o bom do ótimo.
 
Som nas igrejas
Igreja Batista Filadélfia
A igreja atendeu aos apelos dos seus fiéis e há dois anos realizou uma reforma na estrutura de sonorização e acústica da igreja. O resultado se vê nos cultos, que se tornaram mais inteligíveis
   
         
Gustavo Victorino
Por Aí
As notícias mais quentes do mercado, sob um ângulo diferente.
  Play-Rec
Conheça os lançamentos em CD e DVD.
   
         
Paulo Rebêlo
Maravilhoso mundo portátil

Mesmo cansados de ouvir sobre a revolução que o formato MP3 tem causado nas nossas vidas, não podemos ignorar as inúmeras novidades que chegam a cada mês no mercado.
       
         
Luiz Carlos Sá
Na Estrada
Procurar a química certa entre os componentes da banda é imprescindível para o sucesso na estrada. Do contrário, o que poderia ser uma maravilha, pode se transformar no caos total.
       
         
Boas Novas
Dupla Ma-Lu é a mais nova aquisição da Line Records. O contrato é para distribuição. Lançando o seu primeiro DVD, a Comunidade de Nilópolis reuniu os sucessos dos sete discos lançados ao longo desses anos. Confira outra notícias do universo gospel.
       
 

Tecnologia        

Daniel Farjoun
V-Vocal parte final
Nesta edição o colunista se aprofunda em algumas questões específicas como a escolha da onda para o vibrato e o tipo de detecção de afinação. Saiba também como alterar tempo, formante e dinâmica de vozes.
 

Manique Guedes
Finalmente o Reason 4
O Reason vem chegando com mais algumas grandes modificações, trazendo novos componentes e um novo design e conceito aplicado. Após a versão lançada para testes, a versão final tem como novidade o sintetizador Thor e o arpegiador RPG-8.

 
Vera Medina
Uso dos efeitos no Cubase SX parte 4
Saiba como usar o processador compressor e suas configurações e características, um tópico muito importante antes de continuar a aprender sobre o Dynamics.