Igreja Bom Jesus da Penha

Som nas Igrejas - Osiel Rangel

Para diminuir os problemas de reverberação, o padre resolveu abrir todas as janelas e portas da paróquia a fim de permitir que o som pudesse sair

A paróquia Bom Jesus da Penha surgiu no ano de 1938, na Penha, um bairro de classe média e média-baixa da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisa com Olaria, Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha, Vila Cosmos, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Complexo da Maré.

 
Técnicos: Wallace e Sidney de Paula  

São 70 anos de existência da Bom Jesus da Penha, com muitas atividades pastorais, encontros comunitários, eventos e atividades de evangelização, além de uma creche que atende 84 crianças. Ao lado da paróquia, encontra-se a tradicional Igreja da Penha, um local muito conhecido por ser um centro de peregrinação e um local de turismo religioso.

Com cerca de 180 metros quadrados de construção e um pé direito de 28 metros de altura, o templo tem a capacidade de comportar 800 pessoas sentadas. Com todo esse público, é preciso usar todos os meios para comunicar a Boa-Nova do Evangelho. São necessários microfones, caixas de som, datashow, recursos audiovisuais e tantos outros meios tecnológicos que conhecemos hoje.

O primeiro sistema de som que a paróquia utilizou, por um longo período de tempo, não conseguiu superar as expectativas da membresia local. Eram 28 caixas de som ligadas em série e posicionadas aleatoriamente nos lados da igreja. Não havia cobertura auditiva suficiente e alguns equipamentos já apresentavam defeitos, devido ao tempo de uso.

 

Segundo Wallace Rangel, produtor e vice-coordenador da pastoral da música, após grande esforço de tentar minimizar os problemas de inteligibilidade, a igreja decidiu repensar a comunicação. Ele contou que quanto mais aumentava o volume do áudio, uma massa sonora indefinida surgia e gerava mais dificuldade de entendimento por parte dos membros. “Era a hora de estudar e analisar cuidadosamente esta comunicação, e buscar um novo projeto de som”, ressaltou Wallace.

A escolha pelos equipamentos seguiu todas as orientações de técnicos especializados em sonorização. Um deles foi o vendedor autônomo da Disconildo Intrumentos Musicais, Sidney de Paula, que também integra o corpo de membros da Bom Jesus da Penha. Ele disse que a igreja tinha algumas necessidades e precisava de um equipamento que fosse eficiente e que não interferisse na arquitetura do local. Sidney sugeriu o sistema MA12 da Bose.

Todas as decisões foram acompanhadas de perto pelo técnico Alexandre Xavier, da Disconildo auxiliado pelo profissional Alexander Gama. Sidney e Wallace também cooperaram nesse processo. A execução do projeto assim como sua finalização não demoraram muito. Wallace explicou que foi necessário quebrar o piso da igreja com a finalidade de embutir os cabos para a ligação das caixas do PA. Ao todo, a igreja adquiriu 8 caixas MA12 da Bose, foi necessário dispor quatro caixas de cada lado, com uma distância entre elas de no máximo 15 metros. O House Mix ficou ao lado do púlpito, devido à falta de espaço dentro da igreja e para evitar que o equipamento fosse deslocado.

RESULTADOS

O projeto agradou toda a congregação. O público pode sentir a diferença durante a celebração das missas. Segundo Alexandre o índice de inteligibilidade chegou a 80% com um menor nível de SPL. “Agora a igreja Bom Jesus da Penha tem um áudio que não é agressivo, sem microfonias e com uma perfeita cobertura auditiva.

Os músicos estão satisfeitos com o novo sistema de sonorização, porque agora eles conseguem ter mais retorno de áudio. Para Sidney e Wallace, a vantagem do novo sistema é que eles são mais compreendidos pelos membros e com a utilização dos fones de ouvidos eles conseguem se ouvir melhor.

Para o padre Alceu Weber, a aquisição do novo sistema resolveu todos os problemas que a paróquia tinha em relação ao som. “O som anterior era o pior sistema de todas as paróquias do Rio de Janeiro. Agora está 100%!”, finalizou.

SISTEMA DE P.A.
8 caixas modelo MA 12 da Bose
1 Mesa Soundcraft LX 7 II
1 Alimentador de Fone Behringer HÁ 4700
4 Amplificadores Machine PSL 1400
1 Amplificador Hotsound HS 300 SX – retorno do altar
2 Caixas Antera TS 400
2 Compressores Behringer MDX 2600
1 Equalizador FBQ 3102 – para as caixas do Altar
1 Processador Digital Behringer DCX 2496
1 Processador Analógico Bose

1 Equalizador Gráfico Ciclotron TGE 2313 XS
1 Direct Box DI 100 Behringer
1 Direct Box Hayonik Passivo
1 Medusa 20 Vias Santo Ângelo

Microfones:
1 Microfone PG X 24 s/fio
1 Microfone PG X 14 Head Set
1 Microfone AKG SR 80
3 Microfones SM 58 Shure
2 Microfones Beyer Dynamic Vocal
5 Fones de Ouvido Koss Porta Pro