Equipamentos / Leitura Dinâmica

Amplificador Studio R XD
Por Karyne Lins

O Studio R XD é um amplificador classe AB puro de alta polarização e esta descrição é o que o torna extremamente especial. Segundo o fabricante, seu principal diferencial é a qualidade sonora, muito acima do usual para amplificadores de 3.600 watts RMS.

Analisando algumas de suas principais características, o XD tem d istorção de 0,008% (até 10x menor distorção que similares na categoria em qualquer classe de operação). Em relação ao fator de amortecimento, possui >2.000 @ 40Hz e >800 até 10.000 kHz (inédito nesta faixa de freqüência) e Slew Rate de 35V/uS sem filtro.

Isso tudo garante uma fidelidade até então não conseguida em amplificadores desta potência, principalmente na faixa e agudos. Para quem já testou, o equipamento é perfeito para sistemas full-range, line-arrays e drivers de altíssimo desempenho.
Apesar da alta potência e da capacidade de suportar sinais senoidais contínuos em até 1,3 ohms, o amplificador pesa apenas 14kg e possui somente 2U rack!

O fabricante chama atenção inclusive para um detalhe : as medições de potência real e contínua são aferidas segundo a norma original e oficial EIA-RS490. As medições na “versão EIA 33/66” servem apenas para referência, curiosidade e comparação com amplificadores que usam esse método não normatizado de medição, mas chegam a apresentar potências de 4.000 watts e consumo de apenas 10,8A para o mesmo aparelho.

Especificações técnicas

O Filtro High-Pass programável permite aproveitamento total dos alto-falantes ou drivers e por possuir fonte superdimensionada garante funcionamento constante mesmo em redes com tensão altamente variável, além de proporcionar graves potentes e precisos mesmo com cargas de baixa impedância.

O Dynamic Cooler (DCCS) é um sistema de contato total entre dissipador e transistores, aumentando em 60% a eficiência da refrigeração em relação aos sistemas convencionais. Opto-limitadores variáveis Inteligentes são limitadores de acoplamento ótico (muito mais precisos e silenciosos) de ajuste automático conforme variações da rede elétrica, assim, nunca permite que distorções nocivas cheguem aos drivers, evitando danos aos mesmos em qualquer situação.

Com o disjuntor de acionamento magnético, ele elimina a necessidade de fusíveis de linha e o sistema total de proteção vem com um referenciador ideal de corrente zero, acionamento silencioso Soft-Start e proteção contra curto, sobrecarga, DC, transientes, cargas reativas ou descasadas, ultra-som, rádio freqüência, ou superaquecimento.

Em relação aos drivers, o suporte é para até quatro drivers por canal, um sistema 4x4 que permite funcionamento perfeito e otimizado em até 1,3 ohms, sem problemas de distorção, queda de potência ou superaquecimento verificados em amplificadores de 2 ohms nestas condições.

O fabricante oferece garantia total de três anos proporcionada pela minuciosa seleção de componentes e exaustivos testes como o Burn In em fábrica Studio R , que submete cada aparelho a três ciclos de três horas com carga total em estufas de alta temperatura, com intervalos de resfriamento seguidos de novo ciclo de aquecimento.

Caracteristicas

Ruído: melhor que 103 dBA em relação a potência máxima

Sensibilidade: 0,775V ou 1,5VRMS (DS) selecionável p/ a potência nominal

Rejeição de sinal modo comum na entrada (CMRR): melhor que -85 dB @ 1 kHz

Resposta de freqüência: 20 Hz à 20 KHz, +/- 0,5 dB programável

Impedância de entrada: 10 Kohms balanceado

Controles traseiros: chave estéreo/paralelo, ajustes rotativos de atenuação do sinal de entrada e chave de força.

Indicadores: e nergia: um LED azul, sinal: dois LEDS verdes, processamento: dois LEDS azuis

Conectores: entradas e saídas de linha: 2 conectores XLR fêmea e 2 conectores P10 fêmea balanceados. Barra de ligação para chassis e comum flutuante. falantes: 2 pares de bornes de 1/4' e Speakon

Refrigeração: duto de alumínio com dupla ventilação forçada

Proteção: Soft-Clip, Soft-Start, saída em curto ou aberto, rádio freqüência, cargas reativas ou descasadas, ultra-som e sobresinal de entrada. Sensores térmicos independentes para cada canal.

Proteção para cargas: liga/desliga silencioso, DC na saída, Auto-Mute

Circuito de saída: linear complementar, Soft-Clip

Alimentação: 220 V AC (ou 120 V sob encomenda)

Consumo exato: 1.55 vezes a potência de saída utilizada

Dimensões: altura x largura x profundidade 88x483x320mm (370 com suporte)

Fator de amortecimento: maior que 2.000 a 8 ohms @ 40 Hz

Peso / potência nominal e consumo máximo: 0,02%, 2ohms / 0,015%, 4ohms / 0,008%, 8ohms

Classificação: Classe AB especial, menor ou igual a 0,025% e maior que 800 até 10 kHz

Distorção harmônica: 1 KHz @ 1/2 da potência nominal

Opinião de quem usa a Série X:

Mais especificamente sobre o XD, foi feita até uma comparação entre estes e os mais conceituados amplificadores internacionais no quesito fidelidade pela empresa AS Eventos do Rio. Felipe Louro, responsável técnico da empresa declarou que recebeu diretamente da Studio R um amplificador XD.

“Os testes realizados foram somente de timbre e o sistema usado foi um sistema de line array JBL original (quatro caixas JBL VRX932LA + duas caixas JBL VRX928S por lado), o que faz com que o teste seja mais claro e com menos chances de erro. A potência também me impressionou! Andei testando em meus monitores e pude perceber que possui um grave muito gostoso também”, disse Felipe, que levou em consideração na aquisição do amplificador preço, qualidade e desempenho em um único aparelho.

O desempenho do XD em shows que a empresa fez nos últimos meses tanto para P.A. como monitor, segundo a AS Eventos foi excelente e com resultados positivos. “Isso mostra que a Studio R cresceu e evoluiu. Na minha opinião, temos agora um produto nacional com 100% de características gringas”.

Para saber mais