E lá se foi 2015!!!…

NatalPost2fxComo passou rápido… Lá se foi 2015. Um ano maluco, de crise no mercado, quem tinha grana segurou, shows desmarcados, posturas duvidosas, certo pânico na galera… Mas também foi um ano bom no que diz respeito ao compartilhamento de informações, boas feiras, (quase) todo mundo “se virando nos 30” pra sobreviver com classe, equipamentos novos, etc…

Acredito que se focarmos em enxugar as produções com discernimento e proporcionar boa diversão, sem exageros no stage, passaremos por cima dessa retração do mercado. E o mais importante: o artístico. O artístico sempre atropelou quaisquer obstáculos de mercado ou tendências retrógradas, assim como pensamentos negativos, frente ao monte de equívocos de conduta que a atual situação do país nos revela a cada dia, fato!!!

Vamos focar no comprometimento de continuarmos a fazer direito, e que tudo aconteça rápido… É tão “fato” ter a paranoia saudável de não errar, mandamento absoluto que nos foi impregnado pela competência do Peninha nos tempos de Stage Brainz (e continua hoje nas mãos do Andréas e sua Audio Bizz), quanto assustador constatar que algumas pessoas não tem mais isso no sangue!!! O famoso “é o que temos para hoje”, criou um mundo paralelo ridículo no mercado e, mesmo que em menores proporções do que em anos passados, o reflexo está aí para quem quiser ver (e principalmente ouvir)!!!… Mas nem tudo está perdido, pois fizemos nossa parte em 2015, com méritos. Se passamos pelo confisco, anos atrás, vamos superar mais essa.

Com certeza, é tempo de ética, de trabalho honesto, de informação pessoal, coletiva & compartilhada, de botar as mãos na massa, e cada um encontrar o seu caminho em suas gigs, estúdios e contratos. O “Universo Meu Umbigo, no País da Primeira Pessoa do Singular” não cabe mais nos dias de hoje do show bizz… Nunca coube, nunca foi bem-vindo… Por favor, vamos conversar mais, relatar mais, dividir mais… Se quem não tem o comprometimento pessoal e profissional nesse foco remar nessa corrente o problema não é nosso, ok???!!! Se a $$$ acabou nivelando o mercado paralelo muito abaixo do mínimo, façam suas opções em não fazer parte dele…

Simples assim!!! Let’s mix music!!!

Que CARA lá de cima sonorize, ilumine e abençoe nossos caminhos em 2016…

Um ótimo Natal e Virada pra todos!!!

Até o ano que vem!!!…

Compartilhar, “mode on”!!!…

PM5D_edited É verdade… Lá se foi 2015… Um ano pra lá de estranho, mas com o saldo positivo do compartilhamento extremo de informações… Palestras, Terças Técnicas, workshops, mesa de boteco, literatura variada, feiras, blogs, sites oficiais, etc…

No meu tempo de iniciante (e me considero um até hoje), as informações eram a estrada com os amigos, o estúdio Vice-Versa e o “The Recording Studio Handbook” by John M. Woram, devorado página por página entre os puxões de orelha do Marcus Vinícius (o Vinicão) e do Luiz Botelho, com sua paciência infinita, entre outras coisas… No final, quebrando a cara aqui e ali, as coisas aconteciam.

Não consigo imaginar onde teríamos chegado se naquela época de música boa e farta, existisse tanto compartilhamento como hoje. Quando dividimos informação, aprendemos mais do que nunca, com perguntas e idéias novas, que assumidamente nos pegam de surpresa muitas vezes nos bate papos.

Por falar em surpresa, em um dos nossos encontros técnicos desse ano, um cara que eu não conhecia pessoalmente veio agradecer imensamente a palestra de monitor da qual eu fiz parte, dizendo que algumas dicas mudaram totalmente sua forma de trabalhar… Mal sabe ele que quem agradecia imensamente era eu, pela alegria de ter dividido algo útil e sincero, gerando resultados no stage, em um exercício confortante de reciprocidade!!!

Ser o “dono da verdade” no “Universo Meu Umbigo, na República da Primeira Pessoa do Singular” há muito tempo anda fora de moda… O prazer de dividir tem o mesmo tamanho de aplicar procedimentos novos que aprendemos e ver seus resultados, onde quer que seja. Eu, particularmente, ando apertando a tecla “F” pra quem esconde o jogo, achando que é referência máxima no mercado, enquanto na verdade se transforma em um profissional bizarro e desinteressante… E olha que não são poucos.

Faço questão de aprender a cada dia, a cada parceria, a cada trabalho, cada um com suas particularidades e características… Sempre fui assim e sempre serei. Não apago cena de mesa, divido o operacional com os caras das empresas entre a passagem de som e o show, nos blogs, enfim, pra mim esse é o caminho.

Que o compartilhamento seja regra e uma postura mais assumida nesse mundinho insano e divertido do áudio!!!…

Simples assim… Abraços!!!